28 de abr. de 2009

Estudar no Québec

Olá galera...
É gente, tenho pensado muito no que fazer ao chegar ao Québec e a cada pensamento que tenho mais me convenço do que quero... estudar...
Sou formada em Jornalismo, com pós em Gestão da Comunicação e MKT, o que torna um pouco mais difícil meu início de vida profissional por lá já que, apesar de falar inglês, meu francês ainda está arrastado, e minha ferramenta de trabalho é justamente a língua. Junta-se a isso a vontade, ou melhor, o sonho de ser doutora, é claro... rs. Então não vejo outra alternativa a não ser procurar o caminho das pedras e me inserir novamente no mundo acadêmico.
Como pretendemos morar em Ville de Québec, penso em estudar na Université de Laval. Já dei uma olhadinha no site e lá tem alguns cursos tanto de mestrado quanto de doutorado que me chamam a atenção. Nas minhas pesquisas também achei outro arquivo muito bacana (clique) que explica, passo a passo, o que estudantes estrangeiros precisam fazer para ingressar numa universidade quebecoise. Também tem o site Estude no Québec, que traz um cronograma de palestras que acontecerão em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (todas no mês de maio) sobre os procedimentos para estudar no Québec.
Ainda não terminei minhas pesquisas, nem tão pouco defini ao certo o que fazer, mas pelo menos já existe o sonho... ou melhor, a meta.
Bjkas

3 comentários:

Unknown disse...

Vale uma dica... pelo que eu ainda vendo o imigrante com visto de residente permanente paga o mesmo valor do canadense (infinitas vezes menor).... eu tb, queria muito estudar... mas se fosse de noite.... ;) beijcoas e boa sorte

Camila disse...

Oi, Paty,

Visito sempre o blog, mas nunca comentei... Super me identifiquei com esse post, já que sou jornalista, sei da dificuldade para nossa inserção no mercado (embora não seja uma profissão regulamentada, mas justamente pelas dificuldades idiomáticas que você citou) e também pirei nessa de querer ter um doutorado. ;o)

Tô chegando em Montreal semana que vem e, felizmente, fui aprovada no mestrado em Comunicação da UQAM (Université du Québec à Montréal). Vamos manter contato! Se puder ajudar em alguma coisa...

Beijo grande e boa sorte!

Antonio e Paty disse...

Oi Camila
É sempre bom conhecer pessoas que estão na mesma situação que a gente. Gostaria sim de manter contato. Você vai fazer mestrado em que área da comunicação exatamente? O que precisou fazer para ser aceita na universidade?
Você tem um contato que possa me passar?
Bjs e obrigada pela força.

Postar um comentário