Vamos falar de dinheiro?
Pessoal, para quem está ainda pensando ou começou o processo agora, temos que alertar para os gastos deste grande investimento chamado Québec.
Até hoje gastamos quase 15 mil reais, incluindo estudos, documentação, taxas, tarifas e outros por menores. Esse valor varia de acordo com seu nível de francês, o nível exigido para sua profissão e a escola escolhida.
Contando com as passagens e outros gastinhos antes de ir, podemos arredondar em 20 mil reais de investimento ainda aqui no Brasil.
O consulado orienta levar cerca de 5 mil dólares canadenses por casal para as despesas iniciais. Isso dá aproximadamente 10 mil reais. Mais os 20 mil gastos ainda no Brasil, passamos a ter um total de 30 mil reais, no mínimo.
Um gasto com retorno garantido, presumo.
Pense sempre. "Não é perda e sim investimento".
Abraço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Pois é, não é barato não, mas como você disse vale a pena investir sim ! Principalmente em curso de línguas para melhorar as chances de trabalho. Ainda bem que o governo do Québec irá reembolsar estes gastos de agora em diante.
Porém acho CAN $ 5.000 muito pouco para levar. Em momentos de crise, penso que um casal deve levar no mínimo CAN $ 24.000. Essa é a minha opinião.
Abraços
Caia e Ricardo
É Ricardo, sei bem disso.
Temos um planejamento similar ao que você disse.
O post foi para mostrar que não é só querer, tem que investir.
Valeu.
Abraço.
por esse motivo a sua reportagem da classe média tem muito a ver.... tem que ser classe média.... rico não quer pq vai a hora q quiser pra onde quiser.. e quem não tem grana pode ir e acabar aceitando qq coisa lá... acho que é dai que saem os "economistas que viraram faxineiras" que a globo adora mostrar quando fala de imigração... isso, pra mim, é falta de planejamento...
Tb pensamos assim, estamos investindo em nosso futuro e, principalmente, no futuro de nossos futuros filhos...(qto futuro..rsrsrs) Enfim, queremos garantir uma vida mais tranquila para nossa família e acreditamos que o Canadá é o lugar certo...
Abração
Rosi
Postar um comentário