13 de ago. de 2010

Tempo de mudanças

Olá meu povo...

As mudanças por aqui não param nunca, podem acreditar. O verão, na teoria, ainda não foi embora, mas na prática ele já dá sinais de que está partindo. O sol já não está tão quente quanto antes, as árvores já estão mudando de coloração e algumas folhas já estão caindo. Ui, nem sei o que pensar, mas parece que o frio vai chegar em breve.

Outra mudança acontece no quesito educação. Hoje eu terminei o curso de verão que fazia no Phenix e na semana que vem começo a francisação do governo na Universidade Laval. O curso vai de 18 de agosto até quase o final de outubro. Como já entrei no nível 3 (o último disponibilizado pelo governo), ainda não decidi o que farei depois. Existe a possibilidade de fazer o curso de redação do MICC na própria Laval, mas nem todo mundo é aceito, não é em tempo integral e sim apenas 3 horas por dia, e não há auxílio financeiro. Minhas outras alternativas são: voltar ao Phenix, pois é uma boa escola; partir para o curso de francês para estrangeiros da Laval (mas ele custa caro, e só dá pra fazer se eu conseguir bolsa de estudos); ser aceita no mestrado e me virar de ponta cabeça para dar conta de estudar comunicação com o francês ainda capenga que eu tenho.

Além de tudo isso, ainda tenho que levar em consideração a hipótese de trabalhar meio período ou nos finais de semana, pois não dá pra ficar muito tempo só gastando dinheiro nesta terra sem ter uma fonte de renda, mesmo que não seja fazendo o trabalho ideal ou ganhando o salário ideal. O negócio é não ficar parada, pois do céu realmente não cai nada.

O marido também volta das férias da francisação na semana que vem. Ele fará o nível 3 no CEGEP, mas solicitou a sua transferência para a Laval também. Para isso é necessário ter vaga, então ele só terá uma resposta provavelmente na semana que vem.

Ele também está aguardando o MICC entregar a equivalência de estudos, cujo prazo de espera aumentou de 6 para 8 meses. Isso é um problema, pra não dizer outra coisa, pois ele depende desse atestado para dar entrada nos cursos que ele fatalmente precisará fazer na Laval antes de ser aceito pela ordem dos contadores.

Então nossas vidas, pelo menos pelos próximos meses, serão praticamente voltadas para os estudos ainda. Este danado do francês vai ter que entrar de vez na nossa cabeça, não importa como... rs

Mas tudo que está nos acontecendo faz parte do pacote imigração, e nós sabiamos disso antes de vir pra cá. Por isso deixo uma dica os futuros imigrantes: programem-se bem antes de imigrar, pois tempo e dinheiro aqui voammmmmmmmm.

Bjokas

1 comentários:

Lilica disse...

Oi Pati!!!!
Esqueceu de dizer que vcs tiraram 1 mes inteiro de ferias de "moi"...rsrsrsrs
Mas coloca mais agua no feijao pq eu to voltando!
Bjs e saudades.

Postar um comentário