29 de ago. de 2010

Mestrado na Laval

Oi meu povo, “ó eu aqui traveis”...

Amanhã eu começo mais uma etapa da minha vida. Será o primeiro dia do meu mestrado. Pois é, fui aceita para fazer um curso de mestrado em relações públicas na Université Laval.

Fiz um pedido de admissão tardia há duas semanas, e recebi a notícia que havia sido aceita na última quarta-feira. Os pedidos de admissão são feitos normalmente até fevereito de cada ano. O curso que vou fazer tem início apenas no outono, então se não entrasse agora, ficaria para o próximo ano.

O bicho vai pegar... e muito, pois eu terei que superar meu francês caquético para me dar bem neste curso. Em sintese, eu terei que estudar, e muito, provavelmente o dobro ou triplo que estudaria se fizesse um curso em português. Mas vamo que vamo, né? Daqui pra frente, como diz uma amiga brasileira que também estuda na Laval, adeus vida social.

É galera, as coisas funcionam assim mesmo. Nada vem sem um tiquinho de sacrifício. E se viesse, talvez não teria tanta graça, não é? Ser aceita foi apenas o primeiro passo. Agora o negócio é superar os próximos dois anos.

Como eu sei que existem outros colegas de caminhada que também têm interesse em estudar, deixo abaixo a lista de documentos que precisei entregar para fazer o pedido de admissão.

Bjokas

- Formulaire de demande d'admission (que está no site da universidade)
- Payer 42$ (frais d'admission)
- Photocopie l'acte de naissance
- Relevé de notes études secondaires
- Relevé de notes de études supérieures
- Attestation officielle des diplômes obtenus
- Photocopie carte résidente permanent (recto et verso)
- Photocopie du CSQ
- Lettre de motivation
- CV

Enviar todos os documentos e cheque de 42$ para:
Bureau du registrataire
Pavillon Jean-Charles-Bonenfant
2345, allée des Bibliothèques
Bureau 2440
Québec QC G1V0A6
Canada


3 comentários:

Anônimo disse...

Pati!!! Estou mega orgulhosa!!!
P-A-R-A-B-É-N-S!!!
Nóis é F-DA... Mas vc é F-DONA!!! :D
Pode ter certeza que seus passos vão servir de exemplo para muita gente!
Marcinha.

Tatiana disse...

Olá, brevemente estou chegando por aí. E fico impressionada com a qtde de imigrantes que conseguem admissão facilmente me corrija se estiver errada) nas universidades canadenses. Por favor, me tira 3 dúvidas: o curso é integral e todos os dias? Há algum tipo de bolsa que vc recebe do governo? Vc fez algum teste de francês ou ingles? Grata e Parabéns!!!

Alice, Paulo e Lucas disse...

Mulher!!! Tu é fera, visse?! Pode mandar renovar minha carteirinha do Fã-Clube-Paty-Girl!!!
Bjinhossssss saudosos,
Alice

Postar um comentário