12 de jun. de 2010

Carta de motorista

Oi galera...

Esta semana a gente fez a prova teórica para tirar a carteira de motorista daqui. Na verdade, temos o direito de apenas trocar a nossa carteira brasileira pela canadense, mas mesmo assim é necessário fazer as provas teórica e prática (a gente só não faz as aulas da autoescola).

Mas não pensem que a prova é assim, uma moleza, pois não é. Também não é um bicho de sete cabeças, claro. Mas é necessário estudar um pouco antes de faze-la, pois existem regras e placas de trânsito aqui que são diferentes do Brasil. Aliás, tem coisas que só acontecem aqui mesmo...

- Aqui é permitido falar ao celular enquanto dirige, desde que as mãos estejam livres (então é só usar aqueles dispositvos que ficam na orelha ou no painel do carro).
- Você pode virar à direita em um cruzamento, mesmo com o sinal vermelho, desde que não exista uma placa o proibindo.
- Quem anda sem cinto de segurança aqui, mesmo estando no banco de trás, é multado. Sim, é isso mesmo... a pessoa que está sem o cinto é que é multada e não o motorista (desde que a pessoa tenha uma carta de motorista, senão a multa vai para o condutor mesmo).
- Aqui os carros só têm placa atrás.
- A placa é da pessoa e não do carro. Então se você vende seu carro, fica com a placa e você mesmo a colaca no carro novo.
- As placas não têm lacre.
- Com 15 pontos a gente perde a carteira.
E por aí vai...

Mas vamos ao resultado da prova: passamos! Ufa!!!

Agora o pior é esperar até o dia 21 de julho pra fazer a prova prática, que também tem suas peculiaridades. Nós temos a opção de alugar um carro na autoescola (sim, alugar!) ou então pedir ajuda a alguém conhecido, para que empreste o carro para fazermos a prova. Nesse caso, como no dia 21/7 nossa carteira brasileira já terá expirado (ela vale aqui apenas por 90 dias), o amigo bonzinho, proprietário do carro, tem que ir com a gente até o SAAQ (Société de l'assurance Automobile Québec) dirigindo. Lá ele empresta o carro apenas na hora da prova.

Pois é meu povo, rapadura é doce mais não é mole não.

Tentaremos esta semana remarcar a prova para outro dia, em outra cidade. Vamos tentar faze-la ainda em junho, pois, além de tudo, temos que fazer a mudança do apartamento no dia 1/7. O marido já alugou um furgão pra fazer isso, mas ele terá que dirigir e a carteira brasileira vencerá no dia 30/6. Ou seja, estamos ferrados...

Por enquanto é isso companheiros.

Bjokas

2 comentários:

P disse...

bacana isso! acho que é no québec que vou finalmente dirigir!

Patty Leite disse...

Patty eu que acabei de renovar minha carteira no Brasil, já fiquei pensando que logo terei que passar pelo processo aí no Canadá. E essa descrição já deixa bem claro que vai ser outa maratona....Mas acho que nada que se compare à desorganização do Detran e a desatualização do portal e-Detran...Socorro! E pensar que tivemos condições de fazer todo o processo de imigração confiando nas informações da internet...Quando será que vai funcionar assim aqui no Brasil? Adorei as informações. Beijos.

Postar um comentário