É meu povo, surgiu uma nova dúvida nestes últimos dias, devemos tomar vacinas antes de imigrar para o Canadá? Se sim, quais? Essa pulguinha atrás da orelha veio junto com a informação de um amigo de que seria necessário tomar a vacina contra febre amarela e registrá-la em uma carteira de vacinação internacional antes de partir.

Então fui verificar no Doctor Google e descobri que para entrar no Canadá não é obrigatório a tomar nenhuma vacina específica, mas recomenda-se tomar algumas, como de tétano e difteria, segundo informação extraída do site Aeroportos do Mundo. Já o site Casa de Vacinas apresenta um mapa onde podemos verificar por regiões quais as vacinas recomendadas e/ou exigidas. Segundo esse site, as vacinas recomendadas para quem tem viagem marcada para a América do Norte são: hepatite (A e B); pólio; febre tifóide; sarampo; caxumba e rubéola; reforço contra difteria, tétano e coqueluche; infecções invasivas por Haemophilus influenzae tipo B – Hib (que causa meningite e outras graves infecções bacterianas - por exemplo, pneumonia, bacteremia, artrite séptica e epiglotite -, principalmente entre bebês e crianças com menos de cinco anos de idade).

Enfim, não achei nenhuma informação que deixasse claro a obrigatoriedade de vacinas, mesmo a de febre amarela, para nossa futura pátria.

De qualquer forma, verifiquei junto a Secretaria de Saúde daqui de “Tubiacanga” que a vacina de febre amarela pode ser tomada diretamente no posto de saúde e depois é só levar a carteirinha até a ANVISA (nos portos, aeroportos e fronteiras), que eles registram em uma carteira de vacinação internacional.

É claro que quem tem criança vai ter que tomar mais precauções, até porque existem vacinas que são obrigatórias para os pequenos independentemente do país em que estejam. Mas nós, adultos, temos que avaliar o que é mais apropriado para nossa saúde e procurar deixar em dia a velha e boa carteirinha de vacinação.

E vamo que vamo!

Bjokas

2 comentários:

Jeison e Susana disse...

Pois é Paty,

Tava lendo no Forum, que um pessoal de Brasilia teve dificuldade em fazer a carteira internacional. Espero que nós de Sampa não passemos os mesmos apuros !!!

Abçs

Bea disse...

Ainda bem que o marido e a pequena estão com todas as vacinas em dia... mas eu...
Vou ter que correr atrás disso e só de pensar na anti-tetânica me dá calafrios...

Fazer o q né? Melhor ter do que chegar lá e ficar com cara de pastel! :)

à bientôt!

Postar um comentário