28 de dez. de 2009

Os próximos passos...

Olá pessoal

O Natal já passou, o novo ano começa em poucos dias e a ansiedade que permeia a nossa vida aumenta a cada minuto...
A proximidade da partida está fazendo com que minha cabeça fique em estado de piração total, 24 horas por dia.
Tem tanta coisa para ser resolvida que dá até tontura pensar... são detalhes e mais detalhes que não podem ser deixados de lado. Mas enfim, vamo que vamo!
Como eu quero estudar por lá antes de encarar o mercado de trabalho (minha área é comunicação, e sem saber francês mmmuuuiiitttooo bem vai ser difícil trabalhar), tenho analisado as opções e cheguei a conclusão que o melhor é fazer logo meu mestrado. Mas meu “probleminha” é a língua, ou melhor, a falta dela. Não tenho ainda condições de encarar uma prova de proficiência na língua francesa e obter nota suficiente para ser aceita no curso. Por isso estou tentando uma matrícula, ainda estando no Brasil, para o curso de Francês como língua estrangeira.
Já mandei dois e-mails para a coordenadora do curso na Universidade de Laval, mas ainda não obtive resposta. O jeito é esperar... aliás, esse verbo é de doer, viu??? rs
Mas se alguém conseguiu sair do Brasil já matriculado em uma universidade do Québec, por favor, me passe as dicas. Serão muito úteis!

Bjokas

3 comentários:

Jeison e Susana disse...

Esse é aquele curso subsidiado pelo governo ??

Depois quero umas dicas !!

Abçs
À bientôt

Lilica disse...

Paty,
Eu vou tentar fazer a francização integral. Sei qeu dependendo do nível, do seu objetivo e do qeu vc falar pro agente, eles podem até te colocar para fazer um curso só de escrita (dá uma olhada no blog Quebecoisa que tem uma história parecida). ;)

Mas como tem que esperar formar turma, vai ter um tempo meio que sem fazer nada.

Sei que em Montreal em alguns centros comunitários (coisa que não falta no Canadá) são dados cursos gratuitos de francês (encontrei uns só colocando no Google: free french classes). Em Quebec provavelmente deve ter algo assim tb.

Beijo grande!
Marcinha.

Bea disse...

Oie, cheguei aqui por meio de outros blogs conhecidos em comum.

Meu caso é bem parecido com o seu, preciso muito bem falar francês pra poder trabalhar, e preciso me especializar e fazer o registro na ordem dos químicos, mas pra isso preciso estudar francês.
Já coloquei na cabeça que não posso fazer nada sem antes entrar no francês de cabeça por pelo menos 6 meses e depois meto a cara no mestrado e na prova de proficiência.
Prefiro encarar me sentindo mais segura, por que por enquanto eu estudo, estudo e parece que não sei nada!
Bom, boa sorte na sua empreitada. Que tudo saia como o esperado nesse 2010. Feliz Ano Novo!

Abraços!

Postar um comentário