30 de abr. de 2009

Reembolso dos estudos

Texto traduzido do site do escritório de imigração do Québec.

Reembolso das despesas de cursos de francês

Desde 1° de abril de 2009, o ministério da imigração e as comunidades culturais reembolsa até a 1 500 $ canadenses aos imigrantes que frequentaram cursos de francês no exterior após 22 de outubro de 2008 e que possuem o Certificado de Selecção de Québec (CSQ).

Reembolso

O montante reembolsável deve ser comprovado em recibo oficial emitido pelo estabelecimento de ensino que frequentou. A conversão em moeda canadense do montante desembolsado será efetuada na data em que o Ministério receber o formulário de pedido de reembolso.

Condições de admissão ao reembolso

Para ter direito ao reembolso, é necessário:

* Ter completado o curso após 22 de outubro de 2008;
* Ter mais de 16 anos no início do curso;
* Deter um Certificado de Selecção da Quebeque (CSQ);
* Ter frequentado o curso num parceiro do Ministério.

O Ministério concluiu acordos com mais de 70 estabelecimentos de ensino no mundo inteiro. A maioria destes estabelecimentos faz parte da rede das Alianças Francesas. Durante a inscrição, o estabelecimento deverá confirmar que é signatário de um acordo de francenização com o Ministério.

Outras condições

O reembolso vale para cursos de francês de níveis principiante, intermédio ou avançado. Os cursos avançados de nível C do quadro europeu comum de referência para as línguas não são admissíveis. Para ter direito ao reembolso, você deve ter frequentado o curso em totalidade. No fim do curso, o estabelecimento entregará um certificado de estudos que confirmam que efetuou o número de horas exigido. Só os documentos originais serão aceites como comprovantes.

Formulário de pedido de reembolso

O formulário de pedido de reembolso comporta uma seção a preencher pelo estudante e uma seção a preencher pelo estabelecimento de ensino. Antes de deixar o país de origem, peça ao estabelecimento de ensino para preencher todas as informações requeridas, assinar e afixar o seu selo/carimbo. Guarde bem este documento, porque o Ministério aceita apenas originais.

Você não pode enviar o formulário do país de origem, porque entre as informações pedidas, alguns podem somente ser obtidas após a chegada ao Québec.

Guia explicativo

Leia cuidadosamente o guia explicativo do formulário. Ele fornece as orientações para preencher adequadamente o formulário.

Preste bastante atenção aos documentos que serão anexados ao pedido. Eles são indicados no item 6 do formulário.

Envio do pedido

Envie o pedido de reembolso ao seguinte endereço:

Ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles
Registraire central
800, boulevard De Maisonneuve, Est, bureau 200
Montréal (Québec) H2L 4L8

Ou
Apresente o pedido ao serviço Imigração-Québec mais próximo de sua residência. O fim do prazo para apresentar o pedido é de um ano após a obtenção da residência permanente.

Informações

Região de Montreal: 514.864-9191
Outras regiões de Québec (sem despesas): 1.877.864-9191

2 comentários:

Unknown disse...

show de bola.... pessoal tem que estudar até não aguentar mesmo.. isso aumenta muito as chances lá... beijocas

Anônimo disse...

Eu já bem me matriculei na Aliança Francesa e to mandando ver... seja o que Deus quiser viu, rs...

Postar um comentário