30 de jul. de 2010

A vida...

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." Fernando Pessoa

Imigrar. O que isso realmente significa?

Eu confesso que a danada da ficha só tá caindo agora. Tudo bem, eu sei, esse negócio de ficha é coisa do século passado (literalmente), mas alguns vícios são difíceis de serem largados, não é?

De qualquer maneira, o que quero hoje é colocar pra fora um sentimento que é meio maluco, às vezes frustrante, outras vezes excitante.

Eu gosto do sentimento de trocar tudo de vez em quando. Poder ter a opção de escolha e me dar ao luxo de ir e vir, não importa pra onde. Eu acho que vi isso na imigração. Um caminho para sair de uma realidade e a possibilidade de encarar uma outra. No fundo eu acho que é isso pra todo mundo, de uma forma ou de outra, as pessoas querem sempre mudar sua realidade.

Mas eu gosto disso. Eu gosto de poder escolher a realidade da qual eu quero participar. Eu gosto da possibildiade de ter opções e de saber que ter escolhido viver uma coisa ou outra foi minha decisão.

Posso apostar nas cartas erradas de vez em quando, mas os acertos só vêm mediante as tentativas. E os erros... ah, esses são apenas a forma prática de encontrar os acertos.

E imigrar é isso, tentar, acertar, errar... conhecer, aprender, se surpreender e aprender mais uma vez. A vida de um imigrante não é fácil. As diferenças existem, sejam elas físicas, culturais, linguísticas. Não há nada e nem ninguém que possa diminuir a distância que existe entre o mundo de um imigrante e de um "local". Mas por outro lado, quem disse que a gente tem que ser igual a eles? Quem foi que disse que a gente quer ser igual a eles?

Pra mim, a diferença é que faz a diferença!

E vamo que vamo...

Bjokas

3 comentários:

Manuela disse...

Você acaba de definir perfeitamente porque eu vim para cá. Algo mesmo como ter o controle da vida quee stou vivendo. Não acordar aos 80 anos e perceber que deixei a vida me levar e não fiz nada para mudar, para fazer o que eu queria...

Linda disse...

Oi Lindos,
Que saudades!!!
Essa foi a frase que eu escrevi no meu e-mail de despedida da empresa, quem me dei a ideia foi o Mika...risos!!! Eu acho que de todas as fases da imigração esses meses antes da viagem são os mais dificis( até o momento para mim), por que nos questionamos a cada minuto o que eu tô fazendo? E eu respondo, estou em busca da minha felicidade!!
Mande noticias sempre.
Bjs
Tati Libois

Adilson disse...

Muito legal seu post...

Depois de imigrar, nunca mais seremos o mesmo... quando fora, pensando no Brasil, quando no Brasil, pensando no exterior... :)

Boa sorte!

Postar um comentário