14 de mai. de 2010

Francisação parte 2

É meu povo, já estou há duas semanas no curso de francês do Centro du Phenix e há uma semana o marido está na francisação do governo. Então já temos algumas primeiras impressões dos dois cursos.

O curso do Phenix, como eu adiantei no post anterior, é bem bacana. Minha professora é super dinâmica, explica super bem a matéria, tem uma rotina diferencida a cada dia da semana. Resumo da ópera: tenho realmente aprendido francês com ela. Já percebi, nestas duas semanas, um avanço na minha fala e escrita.

O marido não está tão feliz assim. Pois é, segundo ele a francisação do governo anda deixando a desejar. O curso é devagar e como só existem 3 níveis de aprendizagem lá (no Phenix são 7 níveis), as salas acabam se tornando bastante heterogêneas. Uns sabem muito mais, outros muito menos dentro da mesma sala. Na prática isso significa que quem está mais avançado acaba ficando meio entediado na classe "esperando" os outros.

Enfim, acho que as pessoas devem ter impressões diferentes sobre a francisação. Eu mesma ainda não fui chamada, pois fiz apenas hoje o teste de nível no MICC, mas confesso que tenho dúvidas se irei ou não faze-la. Mas enquanto aguardo o chamado, penso no assunto. Além disso, vou avaliando junto com o marido qual é a melhor opção para nós.

O que interessa agora é aperfeiçoar o francês, seja como for.

(Pessoal, obrigada pelos comentários. Gostaria de responder a todos, mas nem sempre tenho o e-mail. Silvana e Francisco, o endereço de e-mail que vocês deixaram não funcionou. Cristian e Denise, quando vocês vêm pra cá? Queremos uma visita, heim???rs)

Mais novidades no próximo post...

Bjokas

3 comentários:

Família Sousa disse...

Antonio e Paty,

ops... digitei o e-mail errado, o correto é: bialufsf@hotmail.com

E agora temos uma novidade, recebemos ontem o nossos pedidos de exames médicos.

Abraços e até mais.

Silvana

Jeison e Susana disse...

Fala Paty !!!

Quer dizer que já estão na casa nova e nem nos contaram !!! Magoei !!! kkkkk

Que bom que está gostando, pois estamos pensando em fazer cursos no mesmo molde do seu, pois também não esperamos muito da francisação também não.
Bom ver que aquela faze do tédio que vocês viviam passou, a nossa semana aqui, também foi mais corrida, entrevistas e tiramos todos os documentos, ainda bem !! Agora só falta marcar e passar pela SAAQ.
Nos mande o endereço para podermos fazer uma visitinha, e vamos tentar nos falar via Skype.

Abraços

Unknown disse...

paty...
que bom que tá gostando do seu curso de frances... quando chegar a carta do MICC faz uns dias de aula pra ver... qq coisa, desencana e volta pro seu...

beijos

Postar um comentário