5 de mar. de 2010

Só uma lembrançinha...

Bom pessoal, só para lembrar (pois eu tinha esquecido e podem ter mais pessoas que esqueceram ou que não sabem), aqueles que farão a equivalência dos estudos no Canadá, é preciso levar a EMENTA do curso aqui do Brasil.
Ementa é o descritivo do que foi estudado em cada matéria, documento fornecido pela instituição de ensino aqui e que serve de parâmetro para o MICC certificar ou não, que o conteúdo equivale ao canadense.
As faculdades normalmente demoram de duas a três semanas para disponibilizar essa ementa, portanto, não deixei (como eu) para última hora.
Àqueles que têm tempo de sobra, o ideal é já enviar para um tradutor juramentado e entregar ao MICC o mais rápido possível, pois fiquei sabendo que o MICC pode demorar até meses para dar a resposta.
Valeu?????
Vamo que vamo...
Abraço a todos.

2 comentários:

Marcos, Simone, Lucca e Julie disse...

Bonjour, mes amis!

Acho que vocês estão se precipitando em traduzir as ementas para a avaliação do MICC.

Consultei a Fiche 3 e ela informa que os documentos a enviar são:

- Identidade (CSQ, CRP + Visto, Certidão de Nascimento)
- Documento de mudança de nome (Certidão de Casamento p.e.)
- Documentos Escolares
- Diplomas
- Históricos Escolares

Todos os documentos em idiomas que não inglês ou francês devem ser traduzidos. Os históricos escolares devem ser enviados pela instituição de ensino (pode ser um envelope lacrado que você manda junto com o resto da papelada).

Fucei no blog de vocês e vi que trabalham com comunicação e finanças (mais ou menos isso)... No caso de comunicação não sei dizer, mas para Finanças, a Ordem dos CMAs não pede ementa dos cursos, pede apenas a equiparação feita pelo MICC (já entrei em contato com eles várias vezes).

Na minha opinião, vale a pena, sim, levar uma cópia das ementas, mas não vale a pena traduzí-las. Avaliem bem isso para não incorrer com gastos desnecessários (minhas ementas da graduação na USP tem mais de 100 páginas; iria ter que trabalhar na Rua Augusta para pagar por isso...)

Estou exatamente preparando os dossiers para os processos junto ao MICC (equiparação) e OIQ (ordenação). Se quiserem, mandem um email pra mim que a gente discute um pouco mais o assunto (marcos.rodolfo@hotmail.com).

Bonne chance,

Marcos
j'm'appelle caillou

primaujp@hotmail.com disse...

Oi Casal,

Bom o Marcos ja disse tudo mas so pra reforçar, para a analise comparativa dos estudos do MICC vcs nao precisam da ementa. Ementa mesmo so para ALGUNS processos da ordem (o meu esposo - Eng nao precisou, ja eu - fisio, sim). Ah e outra, é legal trazê-la mas antes de traduzir informem-se nas suas ordens pois para mim foi so pedido para traduzir alguns paragrafos de cada matéria!
Boa viagem e muita sorte,
Pri.

Postar um comentário