13 de mai. de 2009

Francófono???

É pessoal, hoje passamos por um misto de sentimentos. Mais um casal amigo nosso foi aprovado na entrevista, ficamos muito felizes. Parabéns.
Porém, eles nos alertaram sobre algo que nos havia passado desapercebido. Quem é considerado francófono na entrevista não tem direito a fazer a fracização no Québec.
Buáááááá.
É, não adianta chorar. Provavelmente teremos que desembolsar alguns dólares para estudar, algo que não estava previsto.
Ok, quem disse que ia ser fácil....rsrs
Abraço.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que não é bem assim... Chegando aqui vc. passa no ministério e solicita fazer a francisação. Eles abrem um dossier para cada imigrante para este tema. Eles agendam e vc. faz um teste e se for considerado em nivel que precisa fazer francisaçao, poderá fazer. O que acontece é que são 3 níveis orais (9 meses no total aproximadamente) e 3 do escrito, após ser aprovado no oral. Estou falando de francisação tempo pleno (diurna), aquela com o auxilio financeiro do governo. A única coisa é que tem gente que quer fazer desde o nível 1 e na hora da prova acaba sendo classificado no nível 3 por exemplo, ou seja, só recebe bolsa por 3 mêses...
Ai, entra o jeitinho brasileiro como sempre e o povo finge que mal fala bonjour e croissant na hora do teste...

Tive meu F no CSQ e estava com prova agendada para fazer o teste, porém arrumei emprego antes e desisti da francisação. Agora estou fazendo a escrita meio periodo, a noite, que nao tem auxilio financeiro. Como nao tem auxilio financeiro, é mais fácil conseguir. Nao conheço nenhum imigrante que quis fazer francisação que não conseguiu. O marido fez (acabou tem duas semanas e agora está esperando fechar turma para o escrito), vários brasileiros que estudavam no mesmo colégio com ele tb. tiveram o F e conseguiram francisação.

Então, se permitem uma sugestão, relaxem em relação a isso pois daqui até a chegada tem muita coisa que vcs terão que se preocupar, rsrs
E independente de francisação, o melhor que puder aprender francês antes de vir,melhor para se colocar no mercado mais rápido. Como comentei antes, mesmo quem tem francês ótimo, se quiser, consegue francisação. Ao menos de acordo com as atuais regras, "o amanhã a Deus pertence!"

Abraços e boa sorte em todo processo, parabéns pelo CSQ!
Erika
www.leslapins.wordpress.com

Antonio e Paty disse...

Obrigada pela dica Erika, legal ter informações de pessoas que já estão vivenciando toda essa situação.
Com certeza estudaremos mais aqui antes de partir, você tem razão ao dizer que o negócio é aprender o máximo que a gente puder ainda aqui.
Obs.: 1- adoramos seu blog... 2- acho que temos o mesmo sobrenome... eheheheh
Bjs e vamos nos falando.

Postar um comentário